Este projeto foi desenvolvido durante a disciplina de Design Editorial ministrada na Universidade Federal de Uberlândia em 2022, tendo como base o poema "Príncipe no Roseiral", de Matilde Campilho, extraído de seu livro Jóquei.



O projeto gráfico reflete minha experiência pessoal com esse poema, desde o primeiro contato com o título, imaginei um poema trovadoresco, inspirado pela ideia de um príncipe em um roseiral, como parece sugerir o título. No entanto, ao ler o poema, fui surpreendida ao perceber que o seu enfoque está em enunciar tudo aquilo de que o poema não fala. Essa quebra de expectativa serviu de base para o conceito gráfico do projeto.


A sobrecapa do livro foi inspirada no trabalho de William Morris e na estética arts and crafts, com elementos desenhados à mão em grafite e nanquim. Essa sobrecapa traz a impressão de um livro clássico in-fólio, com uma aparência tradicional e artesanal. Porém, ao ser aberto, o livro revela-se uma concertina, com uma linguagem pós-modernista, tipografia sem serifa e layout desenvolvido digitalmente. Esse contraste entre a capa e o conteúdo gráfico reflete a própria essência do poema e minha experiência ao lê-lo.





Obrigada!